A resposta pode até parecer mais simples do que parece, mas por traz dessa pergunta podemos esclarecer mais dúvidas do que você pensa.
A primeira pergunta: meu sistema de energia fica desativado durante a noite?
Sim. O sistema utiliza a captação solar através das placas e com esse processo a energia pode ser usada. Porém, você pode utilizar baterias para armazenamento da energia gerada durante o dia.
Com esse processo, você pode utilizar energia em qualquer momento.
Há ainda uma outra opção, um sistema conectado à rede de distribuição pública da sua região para que ela forneça energia no período noturno.
Segunda pergunta: Se durante a noite o sistema não funciona, como ele se comporta em dias nublados?
Para que o sistema tenha sua capitação de forma plena, o dia precisa ser de céu limpo, sem o surgimento de nuvens e isso independente da época do ano, por esse motivo, elaboramos um projeto antes da instalação do projeto. Precisamos avaliar a incidência solar, a posição da casa em relação a disposição solar, se há impedimentos físicos como arvores, muros ou estruturas que podem impedir a captação.
Terceira pergunta: Posso utilizar o sistema fotovoltaico em caso de interrupção de energia na rede pública?
De acordo com a norma brasileira " ABNT NBR IEC 612116 " a unidade de consumo não pode se isolar das demais residências. Um sistema não pode operar isolado do conjunto que o cerca. Então, se houver a interrupção de fornecimento de energia na sua rua, a sua possuindo geração de energia distribuída, ou seja, um sistema inversor interativo, também deve ficar sem energia.
Você deve estar se perguntando: Qual a vantagem de investir em um sistema que não vai manter o fornecimento quando as demais residências não tem?
Uma alternativa é a instalação de um sistema hibrido. Onde um sistema será conectado a rede ( On Grind) e outro sistema isolado ( Off Grid) alimentara baterias de grande capacidade, fornecendo assim energia.
São três sistema diferentes, um ligado a rede de distribuição, uma para geração fotovoltaica e o abastecimento das baterias. Dessa forma, você poderá, por exemplo determinar o período em que vai utilizar energia advinda da rede de distribuição e nos dias nublados ou chuvosos, contara com as baterias carregas e suprirá as necessidades extras com a alimentação vinda da rede de distribuição.
Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe. Solicite uma avaliação de projeto para sua residência.