Energia solar funciona de noite?
5 agosto, 2021 por
Bruno Andrade
| No comments yet

A resposta pode até parecer mais simples do que parece, mas por traz dessa pergunta podemos esclarecer mais dúvidas do que você pensa.

A primeira pergunta: meu sistema de energia fica desativado durante a noite?

Sim. O sistema utiliza a captação solar através das placas e com esse processo a energia pode ser usada. Porém, você pode utilizar baterias para armazenamento da energia gerada durante o dia.

Com esse processo, você pode utilizar energia em qualquer momento.

Há ainda uma outra opção, um sistema conectado à rede de distribuição pública da sua região para que ela forneça energia no período noturno.

Segunda pergunta: Se durante a noite o sistema não funciona, como ele se comporta em dias nublados?

Para que o sistema tenha sua capitação de forma plena, o dia precisa ser de céu limpo, sem o surgimento de nuvens e isso independente da época do ano, por esse motivo, elaboramos um projeto antes da instalação do projeto. Precisamos avaliar a incidência solar, a posição da casa em relação a disposição solar, se há impedimentos físicos como arvores, muros ou estruturas que podem impedir a captação.

Terceira pergunta: Posso utilizar o sistema fotovoltaico em caso de  interrupção de energia na rede pública?

De acordo com a norma brasileira " ABNT NBR IEC 612116 " a unidade de consumo não pode se isolar das demais residências. Um sistema não pode operar isolado do conjunto que o cerca. Então,  se houver a interrupção de fornecimento de energia na sua rua, a sua possuindo geração de energia distribuída, ou seja, um sistema inversor interativo, também deve ficar sem energia. 

Você deve estar se perguntando: Qual a vantagem de investir em um sistema que não vai manter o fornecimento quando as demais residências não tem? 

Uma alternativa é a instalação  de um sistema hibrido. Onde um sistema será conectado a rede ( On Grind) e outro sistema isolado ( Off Grid) alimentara baterias de grande capacidade, fornecendo assim energia. 

São três sistema diferentes, um ligado a rede de distribuição, uma para geração fotovoltaica e o abastecimento das baterias. Dessa forma, você poderá, por exemplo determinar o período em que vai utilizar energia advinda da rede de distribuição e nos dias nublados ou chuvosos,  contara com as baterias carregas e suprirá as necessidades extras com a alimentação vinda da rede de distribuição.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe. Solicite uma avaliação de projeto para sua residência. 


Entrar to leave a comment