Eficiência Energética

Quando falamos do uso consciente de energia não estamos falando apenas de economia ou uso racionado dos recursos, mas o quanto efetivamente estamos contribuindo para que a forma de geração seja menos impactante na natureza com sua produção de resíduos ou exploração de recursos.

O objetivo central da eficiência energética é utilizar a uma quantidade menor ou equivalente de energia para produzir o mesmo serviço. Então estamos relacionando o desempenho do serviço e não só a fonte de energia.

Odoo • Imagem e Texto

Você já reparou que quando vai adquirir algum equipamento que dependa de desempenho energético, no site ou no equipamento de amostra da loja existe uma etiqueta colorida no produto?  

Essa etiqueta aqui ao lado  é chamada de etiqueta energética e ela quem dispõe de informação adicional acerca dos custos de funcionamento e deveria ser um fator a mais na decisão de adquirir ou não o equipamento.

Odoo • Imagem e Texto

Classificação

Normalmente os equipamentos comercializado possuem avaliação de A a C, mas em alguns casos pode haver uma classificação especial para frigoríficos de eficiência superior (Classe A+).

Além de utilizar fontes de energia renováveis é importante que você opte por equipamentos que tragam maior eficiência durante a utilização. 

Alguns pontos importantes que colaboram com o uso eficiente de energia:

Se possível, utilize máquinas de lavar apenas quando estiverem cheias;
Se não for possível encher as máquinas, utilize a programação de ½ carga;
Opte por lâmpadas eficientes, que apesar de um custo elevado em comparação as lâmpadas comuns, possuem na sua maioria uma vida útil maior e são mais econômicas.


Compartilhar

Qualidade

Sistemas de Energia Fotovoltaica